X

Búzios

Conexões

O charme de Búzios

Muito antes da famosa temporada de férias de Brigitte Bardot, aquela região de geografia peninsular e repleta de moluscos e conchas era conhecida, simplesmente, como Ponta de Búzios. Entre os anos de 1940 e 1950, cariocas e paulistas começaram a desbravar o vilarejo. Atraídos, principalmente, pelas praias de areias brancas e água cristalina, alugavam as casas dos moradores locais para temporadas de férias.

No entanto, a transformação da vila de pescadores começou com a visita da grande estrela do cinema francês, em 1964. O marco lançou Búzios definitivamente no mapa dos balneários mais desejados, uma rota de charme.

As décadas seguintes foram marcadas pela rápida ascensão da cidade, que se tornou independente de Cabo Frio em 1995. Hoje, Búzios dispõe de uma forte estrutura hoteleira e de condomínios, vida noturna ativa e gastronomia contemporânea, marcada principalmente pelo frescor de seus frutos do mar.

A vocação esportiva é outro fator notável. Atletas amadores e profissionais frequentam Búzios para praticar as mais diversas modalidades. O vento constante e as praias de águas tranquilas ou agitadas, de acordo com a posição geográfica na península, são ideais para os praticantes de stand up paddle (sup), surf, kitesurf e, principalmente, iatismo, que exige boas condições climáticas e de apoio náutico.

O momento de fascínio de Brigitte está eternizado na Orla Bardot, que além da praia, da paisagem, das lojas e restaurantes, abriga uma estátua sua assinada pela artista plástica Christina Motta. Logo à frente uma outra escultura, dessa vez de três pescadores puxando do mar uma tarrafa, remete aos tempos em que o balneário ainda era uma simples vila, mas que até hoje, após a urbanização, mantém seus encantos.

Um dos ícones do balneário é a Rua das Pedras. Em 1960, quando Búzios se resumia a poucas casas de pescadores e a famosa rua era apenas uma passagem de terra batida para o mar, não se imaginaria que ela se tornaria numa referência de estilo arquitetônico. As pedras, que dão o seu nome, chegaram na década de 70 por iniciativa do então jovem arquiteto Octávio Raja Gabaglia e do empresário carioca César Thedim. Um capítulo à parte em Búzios, Gabaglia é o autor da lei que estabelece apenas dois andares por construção, o que permitiu à cidade manter um padrão estilístico, preservando a visão da paisagem natural. No Aretê, Raja Gabaglia projetou a Sede Praia do Clube, um espaço com clima aconchegante de casa, de frente para o mar, onde é possível encontrar todos os elementos do estilo buziano, desde sua estrutura em madeira até o telhado super marcante e característico. Sem dúvida, este é um dos mais incríveis destinos de sol e mar. Bem-vindo à Armação de Búzios!

Trezentos dias de sol ao ano, pouca incidência de chuvas e temperatura média de 28°C. São esses os fatores que tornam o clima de Búzios perfeito. E ainda vinte e três praias de águas cristalinas, em 8 km de costa, cada uma com sua particularidade, algumas cercadas de belas formações rochosas e mata virgem, outras pelo belo colorido dos guarda-sóis. Basta escolher como quer passar o seu tempo: velejando, mergulhando, surfando ou simplesmente contemplando a natureza.

Geribá é a preferida da juventude, atraindo surfistas o ano inteiro. Tartaruga e João Fernandes possuem águas calmas, ideais para quem quer curtir com os filhos. As praias da Ferradura e a Ferradurinha são ótimos destinos para velejar. Se você é adepto do esporte náutico já deve saber que o mar de Búzios tem uma das melhores raias do Brasil e com frequência é palco de campeonatos.

A orla central, formada pelas praias do Canto, da Armação e dos Ossos, tem cenário digno de uma vila de pescadores, com barquinhos coloridos e um lindo pôr do sol. Azeda e Azedinha, são pequenininhas, contornadas por vegetação exuberante, ótimas para mergulho.

Próximo ao Aretê estão a Rasa e Manguinhos. E é aí que os bons ventos possibilitam a prática de windsurf e do kitesurf.

Do outro lado da cidade há ainda as belíssimas Brava, do Forno e da Foca.

E qual é a sua praia? A seguir, fizemos um resumo para os apreciadores de cada esporte

Para surfar: Tucuns, Geribá e Brava.
Para velejar: Rasa, Manguinhos, Ferradura, Tartaruga e Geribá.
Para mergulho livre: João Fernandes, João Fernandinho, Forno, Azeda e Azedinha.
Para mergulho autônomo: Ilha da Âncora, Ilhas Gravatás, Filhote e Ilha Feia.

Destino consolidado, natureza exuberante e atmosfera cosmopolita, uma cidade charmosa que encanta por sua diversidade, acolhendo diversos públicos. Búzios reúne beleza natural, segurança, badalação e gastronomia.

Por conta desses turistas que se apaixonaram e decidiram abraçar a cidade, a gastronomia é rica e diversificada. É possível experimentar a parrilla argentina, massas e pizzas italianas, receitas orientais, o melhor da culinária francesa, coloridos pratos mediterrâneos, além de frutos do mar e o tempero tipicamente brasileiro. Esse é o estilo da gastronomia buziana emoldurado por lindas paisagens.

Restaurante ARAM Localizado na Sede Praia do Clube Aretê, na beira da praia, o restaurante ARAM completa o cenário gastronômico do balneário. O cardápio é assinado pelos irmãos João Ricardo Yoshida e Luiz Vieira Yoshida, com passagens pelo Nobu, em Miami, e pelo três estrelas Michelan, Martin Berasategui, na Espanha. A experiência cosmopolita dos chefes aplicada aos clássicos da gastronomia de praia é traduzida em pratos originais e releituras saborosas, trazidos de diversas partes do mundo e inspirados em um belo dia de sol à beira mar.

As entradas seguem o conceito share-food: ceviches, carpaccios, tacos, Fish & Chips entre outras opções refrescantes. Mas o carro chefe são os grelhados preparados no braseiro à carvão, no ponto certo do fogo e garantindo um sabor irresistível à carnes, legumes, frutos do mar, além dos hambúrgueres.

Café da manhã Hotel Aretê Inspirado na beleza do mar e no charme singular de Búzios, o Hotel Aretê foi pensado para proporcionar estadias confortáveis e revigorantes. A contemplação dos canais de navegação, do verde ao redor e de um pôr do sol que sempre impressiona fazem parte do cardápio. As boas experiências do Hotel podem ser desfrutadas no café da manhã, servido no salão ou na varanda do restaurante. Frutas frescas, pães e bolos preparados especialmente para um dia cheio de energia compõem o cenário. O Hote Aretê valoriza a vocação para o esporte de todo o bairro, sede de eventos das mais diversas modalidades. Nessas ocasiões, o café é servido em horários exclusivos, com uma dieta especial pré-treino para cada atleta dar o seu melhor nas competições.

No fim do dia, o pôr do sol se torna um convite irresistível para um drink na varanda do hotel.

Não é porque o sol se põe que o brilho de Búzios diminui. O grande diferencial para outros balneários é justamente este: a cidade ferve à noite! Bares, boates, festas e shows costumam durar até o amanhecer, com opções para quem quer celebrar a vida com os amigos ou, simplesmente, curtir um clima romântico a dois.

O ponto alto da noite é a Rua das Pedras, que apresar do tamanho, pouco mais de 600 metros de comprimento, se transforma numa charmosa passarela. Repleta de boas opções gastronômicas, os restaurantes são aconchegantes e sofisticados. Nos bares, a música ao vivo cria um ambiente todo especial.

Logo à frente, a Orla Bardot dá continuidade ao agito. Para os casais, mesas no deck para curtir a paisagem que encantou Brigitte Bardot. Para os mais animados, boates com DJs em destaque na noite carioca.

E para aqueles que gostam de dormir cedo – afinal, tem praia no dia seguinte, – a dica é o pôr do sol no Porto da Barra, em Manguinhos. Perfeito para recarregar as baterias e brindar com os amigos.m

A cidade também é considerada um destino náutico. A costa norte, conhecida como Baía Formosa, é um paraíso para passeios e esportes náuticos. Há enseadas abrigadas dos ventos frescos do Leste, que formam pequenos paraísos com um mar azul irresistível e temperatura mais quente que a média da região. Não se trata apenas de ancorar a embarcação, curtir o mar e voltar para casa – pode-se ir até a areia e, de lá, esticar o passeio pelas ruas da cidade. O Aretê fica a poucos minutos de barco dos melhores destinos.

PRAIA RASA - 500 M (5 MIN.) Um verdadeiro paraíso para os esportes à vela. Com águas calmas e vento favorável o ano inteiro, recebe competições internacionais e é usada como raia de treinamento para atletas de alto rendimento.

ILHA FEIA - 3,5 KM De feia, só mesmo o nome, que foi dado por descobridores que avistaram somente um paredão de pedra. Do outro lado da ilha, águas esverdeadas e cristalinas que são parada obrigatória para quem gosta de mergulhar.

PRAIA DE MANGUINHOS - 4,7 KM (10 MIN.) Local ideal para a prática de esportes náuticos, como kitesurf e windsurf. No fim da tarde um pôr do sol cinematográfico.

PRAIA DA TARTARUGA - 4,9 KM (11 MIN.) A praia, de águas calmas e coloridas, é uma das preferidas dos praticantes de stand-up padle. Possui uma excelente infraestrutura de quiosques de madeira, que mantém o charme rústico buziano.

PRAIA DO CANTO - 6,2 KM (15 MIN.) Continuação da Praia da Armação, fica muito próxima do centro de Búzios. Ou seja, é ideal para dar uma esticada depois de um banho de mar com a família. Suas formações rochosas criam algumas piscinas naturais. Diversão garantida!

PORTO DA BARRA - 4,8 KM (10 MIN.) Um dos locais mais charmosos de Búzios, tem os melhores bares e restaurantes da região, com uma vista privilegiada do mar.

RUA DAS PEDRAS - 6,8 KM (17 MIN.) Charmosa e badalada, projetada pelo arquiteto Octávio Raja Gabaglia, a Rua das Pedras é o ponto turístico mais famoso de Búzios. Seus 600 metros concentram restaurantes, bares e casas de show para todas as idades e gostos.

PRAIA DA ARMAÇÃO - 7,1 KM (18 MIN.) Um dos locais mais agitados de Búzios, é onde fica a famosa estátua da atriz francesa Brigitte Bardot. A arquitetura e o clima buziano estão em cada detalhe da orla. É ali que fica também a Rua das Pedras.

São várias as possibilidades. Você pode chegar por terra, ar ou mar.

Por terra Estradas privatizadas e bem conservadas levam à Búzios, a 170 km do Rio de Janeiro, em uma viagem que dura aproximadamente duas horas. Ecoponte, Autopista Fluminense e Vialagos, com pistas duplas de mão única na maior parte dos trechos. A nova rotatória de Búzios em um dos pontos de entrada do Aretê e foi uma realização do bairro para a cidade.

Pelo mar Cercado pelo mar, o balneário pode ser acessado por veleiro ou lancha. A nova Marina, agora administrada pela BR Marinas foi inaugurada em 2018. Localizada em um dos pontos mais belos da Região dos Lagos, na região náutica do Aretê, proporciona um novo padrão de conforto e comodidade aos clientes com segurança e infraestrutura completa para os barcos. O canal, que conta com 2,5m de profundidade de calado, garante a circulação e acesso das embarcações.

Pelo ar O Aeroporto Umberto Modiano, administrado pelo Grupo Fly In Brasil, tem capacidade para receber jatos executivos, táxis aéreos e helicópteros. Com serviço permanente de abastecimento de combustível, conta com uma pista de 1.300m de comprimento e 30m de largura e previsão de balizamento noturno. Localizado na região campo do Aretê fica a 25min de carro da Rua das Pedras. Em dezembro de 2020 foi homologado pela Azul para receber voos executivos como parte do serviço regular premium da Azul Conecta.

Entre em contato