X
um lugar onde você sempre sonhou estar. Prepare-se para conhecer o Aretê.

O Aretê é fruto de uma impermanência inquietante. O vento constante, o verde em crescimento e o mar em ondulação fazem parte da construção da sua personalidade. A natureza que emoldura Búzios é parte de sua essência. Um destino de experiências e de um novo modo de viver. No Aretê tudo é conexão, assim como na natureza. Um movimento que contagia, une e transforma. Uma elegância natural, sem desperdício ou excesso. Um propósito em cada detalhe. A arte do encontro é aqui. Onde as pessoas, as sensações e as texturas se conectam. Sob uma luz solar constante, confortável e convidativa. A vida em constante movimento. Um grande projeto de desenvolvimento urbano que conecta a natureza, o esporte e o lazer à qualidade de vida.

Aretê é uma palavra com duas raízes. Em sua origem grega tem o conceito da busca pelo melhor, a expressão das virtudes de quem sabe viver a vida de forma bem-sucedida. Na língua tupi, falada pelas tribos que habitavam a maior parte do litoral do Brasil no século XVI, era utilizada para definir um dia festivo, feliz e pleno. Essa foi a essência para a elaboração do bairro. Um lugar em que a vida pudesse ser plena e suave, como a cidade de Búzios, e, ao mesmo tempo, um local com clima festivo, de celebração ao viver.

O projeto de desenvolvimento do Aretê foi inspirado em Port Grimaud, a pequena e bela cidade na Côte d’Azur francesa, vizinha a Saint-Tropez, com seus charmosos e funcionais canais navegáveis. François-Henry Spoerry aproveitou as linhas e as formas do Mar Mediterrâneo num projeto arquitetônico e urbanístico que lhe garantiu notoriedade internacional.

O estudo conceitual dos canais do Aretê, imaginados por seu idealizador, Umberto Modiano, foi esboçado por Spoerry a convite de Eduardo Modiano. Inserido na parte continental de Búzios, o bairro propõe uma nova geografia ao abrir canais, criando esse grande arquipélago navegável que propicia uma diversidade de esportes náuticos como em nenhum outro lugar do mundo. Esse novo desenho teve um olhar para as condições locais, tomando partido no que Búzios tem de melhor a oferecer: seu vento, seu mar, sua estrutura. As ilhas do Aretê foram projetadas para serem implantadas no sentido horizontal, aproveitando de forma orgânica o vento, beneficiando a navegação. A ligação entre os canais e o mar é um convite a uma rotina mais suave e menos ligeira, de encantamento e plenitude.

O Aretê guarda em comum com Port Grimaud o estímulo a uma vida mais suave, cercada por linhas arquitetônicas agradáveis, em harmonia com a cultura local e emoldurada por uma natureza generosa. Um projeto vivo, em movimento, preparado para a arquitetura que será construída ao longo do tempo, integrada ao terreno, sem se sobrepor à beleza local.

“O projeto do Aretê propõe uma nova geografia para a cidade de Búzios, no momento em que a gente privilegia a abertura de canais, criando um grande arquipélago navegável.”

Alexandre Feu

Arquiteto, autor do plano urbanístico do Aretê

"O bairro propõe uma nova geografia ao abrir canais, criando esse grande arquipélago navegável que propicia uma diversidade de esportes náuticos como em nenhum outro lugar do mundo."

X

Clique abaixo na sua área de interesse e faça o tour 360º


Aretê Búzios Região Toriba Clube Aretê
Sede Esportiva e Lazer
Clube Aretê Sede Praia Clube Aretê Sede Golfe
UM DESTINO, diversas possibilidades.
O Aretê está localizado na parte continental de Búzios, próximo à Praia Rasa e Baía Formosa, cercado de verde e com canais navegáveis ligados ao mar. Um dos locais mais belos de toda a Região dos Lagos, ocupando uma área de mais de 6 milhões de m². O acesso ao Aretê pode ser feito por terra, pelo ar ou mar, graças à proximidade de estradas, uma marina e um aeroporto com vôos executivos e comerciais.

A vegetação

Verde azul, branco, mar verde, mar azul, mato verde, mato cinza, areia branca, vento, movimento. A paisagem, do ponto de vista poético, é o mosaico de texturas e cores, luz e sombra. A paisagem, do ponto de vista ecológico, é o mosaico de ecossistema. Búzios é um paraíso que vai além das praias exuberantes. Uma geografia composta por flora e fauna únicas, altamente adaptadas ao litoral peninsular e às correntes marítimas. Com baixo índice de umidade, o resultado é um clima mais seco, com pouca incidência de chuvas.

Paisagismo

Búzios tem um solo arenoso, raso, com pouca matéria orgânica, mas ao mesmo tempo com muita incidência solar, de sal e ainda de vento. A ocupação de uma área inóspita requer estratégia e planejamento. Na natureza as espécies traçam seus planos de ação para garantir seu crescimento, evolução, reprodução, ou seja, seu sucesso ecológico. Para dar continuidade ao que a natureza nos traz, o Aretê tem um projeto paisagístico que respeita e valoriza a vegetação nativa de Búzios, resultado de seu clima e geografia. Assinado por Heloisa Dantas, paisagista, bióloga e mestre em Conservação, especializada na vegetação da região, a concepção do projeto de paisagismo do bairro e seus desdobramentos nas casas destaca sua rica vegetação, recuperando e mantendo a paisagem local com o constante replantio de espécies.


Projeto de Restauração Florestal (PRF)

Em desenvolvimento na região Ybirá, na área do campo de Golfe, o Projeto de Restauração Florestal (PRF) irá gerar um ganho ecológico bastante elevado para a microbacia na qual o bairro está inserido. Acompanhado pelos órgãos ambientais competentes, o projeto devolverá as funções ecológicas de áreas que ao longo dos anos sofreram algum tipo de degradação ou intervenção. A restauração desses locais irá proporcionar à fauna local abrigo e alimentos, diminuindo a temperatura nos arredores, captando água da chuva e a disponibilizando no lençol freático. Todo esse ciclo tornará a área ainda mais aprazível e sustentável. O PRF cobrirá uma área total de 10 hectares.
X

“A gente tem uma oportunidade
única com esse projeto. Ele
abrange uma área muito grande.”

Heloisa Dantas

Paisagista, Bióloga e Mestre especializada na vegetação de Búzios

"O Aretê é uma oportunidade de recuperar a riqueza paisagística de Búzios. Abrangendo uma região de matas, brejos e canais."

Viveiro

Um dos alicerces do projeto de reflorestamento e apoio ao paisagismo do Aretê é o viveiro florestal de espécies nativas. Em funcionamento desde março de 2020, o viveiro reúne 50 espécies vegetais, pioneiras e não pioneiras, em diferentes estágios de desenvolvimento e modos de cultivo. São espécies nativas da Mata Atlântica, incluindo algumas ameaçadas e de interesse ecológico. O viveiro utiliza sementes das áreas verdes e de proteção do Aretê, resultando em espécies predominantemente de restinga e de florestas estacionais que ocorrem na região. É um dos poucos viveiros no Estado do Rio de Janeiro capaz de produzir mudas de restinga. Desde o início de seu desenvolvimento já foram plantadas mais de mil mudas no bairro Aretê. Conheça as principais espécies nativas em produção e seus nomes populares: Angico Branco (Anadenanthera peregrina), Papagaio (Maytenus obtusifolia), Maria-fedegoso (Senna pendula), Pitanga (Eugenia uniflora), ipê-amarelo (Handroanthus serratifolius), Ipê-roxo (Handroanthus heptaphyllus), Caroba (Jacaranda macrantha), Fruta-de-saíra (Allophylus puberulus), Pereiro (Aspidosperma pyrifolium), Babosa-branca (Cordia superba),Tarumã (Vitex megapotamica), Pau cigarra (Senna multijuga), Guaritá (Astronium graveolens), Pau-amendoim (Pterogyne nitens), Pau- Jacaré (Piptadenia gonoacantha), Araçá (Psidium cattleianum), Boleira (Joannesia princeps), Pau-santo (Kielmeyera membranacea), Angico Vermelho (Anadenanthera colubrina), Ingá-da-restinga (Inga maritima), Pata-de-vaca (Bauhinia forficata), Diospiros (Diospyros inconstans), Guapira (Guapira opposita), Timburi (Enterolobium contortisiliquum), Pau-ferro (Caesalpinia ferrea), Aroeira (Schinus terebinthifolia), Tataré (Chloroleucon tortum), Vinhatico (Plathymenia foliolosa), Amburana (Amburana cearenses), Swartzia (Swartzia glazioviana), Pau-sangue (Pterocarpus rohrii), Ipê-branco (Tabebuia roseoalba), Mulungu-do-litoral (Erythrina mulungu), Guanandi (Calophyllum brasiliense), Mata-matá (Eschweilera compressa), Ingá-banana (Inga laurina), Arco-de-pipa (Erythroxylum pulchrum),Tamanqueiro (Alchornea glandulosa), Crindiúva (Trema micranta), Feijão-de-boi (Cynophalla flexuosa), Quixabeira (Sideroxylon obtusifolium), Murici-da-praia (Byrsonima sericea), clusia (Clusia sp.), bromélias (Aechmea sp., Vriesea sp., Bromelia sp.)
Um bairro desenvolvido para quem tem na sua rotina o esporte como manutenção da saúde e qualidade de vida. Assim é o Aretê, com as mais diversas modalidades esportivas aquáticas e terrestres no seu DNA. É um convite diário à prática de atividades físicas em seus diversos equipamentos ao ar livre e de alta performance. O Clube Aretê e as suas três sedes, Praia, Golfe e a Sede Esporte e Lazer, formam um verdadeiro complexo esportivo totalmente preparado para receber os mais diversos públicos: famílias com crianças, jovens e idosos, além de atletas amadores e profissionais. A comodidade, segurança e a natureza exuberante de Búzios como cenário tornam o Aretê o ambiente perfeito para quem associa o esporte à qualidade de vida.
Cercado por canais navegáveis com acesso ao mar, o bairro conecta regiões e possibilita uma diversidade de modalidades. São mais de 20 entre aquáticas e terrestres como triathlon, corrida, trail run, natação, ciclismo, mountain bike, beach tennis, tênis, vôlei de praia, vôlei, basquete, handebol, badminton, futebol, futsal, futebol de salão, peteca, além de canoa havaiana, sup, kitesurf, vela entre outros. A estrutura completa colocou o bairro no mapa de atividades esportivas nacional com eventos como o XTerra Brazil; Rei e Rainha do Mar, com provas de natação, corrida, biathlon (natação e corrida) e prova kids; torneios de Golfe e o Circuito Grangiro, com a chancela da equipe Caloi Henrique Avancini Racing.

Sede Praia

A Sede Praia é totalmente pé na areia e está localizada na Praia Rasa, considerada uma das melhores raias do mundo para as atividades à vela. Conta com guarderia para equipamentos náuticos, lockers, decks com espreguiçadeiras, lounges na areia, sauna seca e a vapor, além de playground e piscina infantil.

Sede Esportiva e Lazer

A Sede Esportiva e de Lazer fica na região Ybirá e concentra itens para a realização de esportes de alta performance, além de lazer para toda a família. Piscina com raia de 50 metros, piscina infantil, salão de jogos, bar da piscina, vestiários, quadra de tênis; quadra de vôlei de areia; quadra poliesportiva; campo em grama sintética e ainda oficina e garagem para carrinhos de golfe.

Sede Golfe

A Sede Golfe também está localizada no Ybirá e contempla o único campo de golfe no Brasil projetado por Pete e Perry Dye. O campo do Golfe Clube Aretê Búzios (GCAB) é considerado um dos mais técnicos da América Latina.
X
X
X

“Como velejador, eu posso dizer que Búzios me formou completamente.”

João Siemsem

Atleta profissional - Iatismo

"É um prazer jogar golfe em campos que foram bem desenhados."

Carlos Gasparian

Golfista e Presidente do Golfe Clube Aretê Búzios

“Atletas de diversas modalidades
poderão aproveitar a infraestrutura
do Aretê para treinar.”

Pedro Bulhões

Ex-atleta olímpico do Brasil

Todos os esportes se beneficiam dessa variedade de condições climáticas e naturais que é única de Búzios.

O bairro é sede da Pista de Ciclismo Aretê Búzios, assinada por Walter Tuche e pelo arquiteto Alexandre Feu. Operada pela AMA Aretê (Associação de Moradores do Bairro) é a única dedicada ao ciclismo de estrada no país. Seu traçado de 10,2 km inclui uma volta de 2,6 km em solo para gravel, modalidade híbrida que mistura mountain bike e speed. Com toda segurança e suporte ao ciclista, tem largura e sinalização adequadas, para dia e noite, alerta para curvas e pontos de resgate. Zonas de bike points e um entorno que permite total foco no treinamento e desempenho, a tornam a primeira pista segregada no país. O paisagismo e as cercas baixas criam barreiras naturais para evitar travessias de animais e pedestres, aumentando ainda mais a estabilidade do praticante. Para treinar basta se inscrever pelo site ciclismoaretebuzios.com.br e efetuar uma contribuição financeira sugerida. O acesso é feito apenas pela Vila de Treinamento Aretê e é obrigatório o uso de equipamento de segurança.

Toda a estrutura do Aretê tem como pano de fundo a beleza de Búzios, com seu clima perfeito com os bons ventos, pouca chuva e o mar de água cristalina. Essa junção de fatores torna o bairro o ambiente ideal para a prática de esportes náuticos, terrestres, conjugados, individuais ou em duplas. Basta escolher o seu.
X

“Eu fiquei apaixonado pelo projeto. A
pista teve como objetivo principal ser
um projeto desafiador para o ciclista."

Walter Tuche

Ciclista e Treinador de Triathlon

Aeroporto Aretê

Búzios é uma das poucas cidades litorâneas brasileiras que têm o privilégio de sediar um aeroporto com capacidade para receber voos regulares, jatos executivos, táxis aéreos e helicópteros. O Aeroporto Umberto Modiano, administrado pelo Grupo Fly In Brasil, tem uma pista de asfalto de 1.300 metros de comprimento e 30 metros de largura, previsão de balizamento noturno e serviço permanente para abastecimento de combustível. Em dezembro de 2020 o aeroporto foi homologado pela companhia Azul para receber voos executivos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, como parte do serviço premium Azul Conecta. A comodidade e segurança de contar com um equipamento completo dentro do seu bairro.

Marina Aretê

Búzios é uma cidade cercada pelo mar. E o Aretê é um bairro planejado com canais navegáveis que conectam regiões, possibilitando esportes náuticos, lazer e mobilidade. O canal principal tem três metros de largura e todos podem ser acessados por veleiros e lanchas. A Marina Aretê, administrada pelo grupo BR Marinas, oferece conforto e segurança para a ancoragem de embarcações. As instalações têm 2,5 metros de profundidade de calado e píer flutuante de 120 metros de comprimento. Na Ilha Toriba, os proprietários ainda têm a facilidade de parar o barco na porta de casa. A conectividade pela água desafoga ruas e avenidas, reduzindo o fluxo de carro e o tempo de deslocamento. Desde 2019 é possível transitar entre o bairro continental e o centro de Búzios por via marítima

Hotel Aretê

Com o pôr do sol se desenhando atrás das proas e velas dos barcos, o Hotel Aretê tem uma das mais belas vistas da região. De frente para os canais navegáveis está em um ponto estratégico para receber famílias, atletas amadores e profissionais, além dos habituais frequentadores de Búzios. Ao lado da Marina, oferece ainda a comodidade e segurança para quem prefere circular por Búzios ou por toda região no seu próprio barco. A apenas cinco minutos do Golfe Clube Aretê e da Sede Praia do Clube Aretê, sua localização é ideal para quem quer jogar golfe ou curtir um dia de praia com drinks e alta gastronomia. Com 46 quartos, áreas comuns e lazer decorados por Paola Ribeiro, reúne itens como piscinas, saunas seca e a vapor, bar, academia, sala de massagem, salão para eventos, além de cais para atracar embarcações em frente ao lobby. O Hotel é operado por Carlos Werneck, com 30 anos de experiência no setor de hospitalidade, à frente de quatro empreendimentos: Janeiro Hotel, Pousada Villa Rasa, Pousada Maravilha, em Fernando de Noronha, e agora o Hotel Aretê.

Porto Aretê

Um sofisticado complexo comercial próximo à praia e de frente para os canais navegáveis conectados ao mar. O Porto Aretê terá estacionamento próprio, vagas molhadas, varandas e espaços abertos voltados para a água. Serão mais de 100 lojas entre restaurantes, conveniência e serviços, seguindo a charmosa arquitetura buziana. O complexo contará com uma escola que já estará em operação no ano letivo de 2022.

Entre em contato